quinta-feira, 29 de julho de 2010

Geração dos anos 90 cresceu muito bem sim senhor!

Hoje estou aqui para falar da quantidade de textos em palavras bonitas, com tom superior criticando os jovens de hoje que cresceram na decada de 90. Essas críticas são encontradas até por queridos da conhecida "geração Coca-Cola" que estão próximos e ao mesmo tempo bem distante. Como citada na canção do Renato Russo em dizer que haveria “crianças derrubando reis”. As crianças em questão são as da chamada “Geração Digital”.

Primeiro: Não é porque quando você deu seu primeiro beijo estava tocando na radio uma música do Roberto Carlos, Bee Gees ou Guns and Roses, Queem, etc, significa que apenas essas músicas são boas. Não seria mais nostalgia!?
Como hoje ouvimos tanto, você não consegue lembrar que seus pais também falaram que isso não é música, música é o que tocava no meu tempo!
Com você é capaz de concordar que o Cinema evoluiu, como carros evoluiram, como tecnologia evoluiu. Música não, boa são as clássicas!
Como vou cantar "Em finais de Dezembro de volta em sessenta e três..." (Bee Gees), ou "quando eu tinha uma lambreta..." (Roberto Carlos), ou "É o fim, o fim dos anos 70
É o fim, o fim do século" (Kiss). Percebe que essas coisas não vazem sentido para mim? Sei que fui exagerada que tem músicas que são "gerais no assunto" principalmente as que aborda o tema "amor", mas não critique tanto e pense que um dia o que toca hoje pode ser o clássico de amanha.
Precisava dizer isso para começar!

Mas o meu maior descontentamento é como citam que os noventistas são drogados, violentos, que perdem seu tempo em futilidades, viciados na internet e video games...
Acho melhor deixar de lado assunto drogas porque não quero citar os chamados "hippies" que no Brasil teve auge na decada de 70. Nem comparar a quantidade de fumantes em relação a decada que nasceu.
Muitas das coisas que citei será que estamos nos referindo a "humanos" ou realmente de que ano a pessoa nasceu e foi criada. A não ser que não fui informada de que as drogas, violência, escolaridade são problemas que foram nós que inventamos.

Gostaria de que estes blogueiros que escrevem suas críticas a "geração digital" não apenas se baseassem em uma minoria, olhassem a questão em um todo. Existem pontos negativos nas crianças criadas na década de noventa, sim! Mas preste atenção na evolução das coisas, nas mentes novas que estão entrando no mercado de trabalho, na facilidade com a tecnologia que adquirimos.

Se critica ao fato de serem navegadores da internet mostra em um estudo publicado na revista Current Directions in Psychological Science, que os benefícios psicológicos que a Internet traz, podem superar os seus efeitos prejudiciais. E O resultado é que, com a internet disponível para a maioria dos adolescentes e jovens, eles usam a tecnologia mais para sustentar suas relações sociais do que para construir novos
relacionamentos.
Crescemos em um mundo aberto, antigamente os jovens não sabiam de informações de escopo global, pois dependiam de rádios, jornais ou TV’s, que são meios de comunicação que relativamente demoram em difundir uma notícia a sociedade e com maior facilidade pode ser manipulada. Crescemos com a realidade a nossa frente, isso levou a sermos formadores de opiniões. O blog é um exemplo, quantos começaram a expressar suas opiniões e discutir assuntos logo cedo, sendo que outras gerações precisaram serem adultos para serem ouvidos.

Tem muitos pontos que poderia abordar que são criticados em direção aos noventistas, não vou me prolongar. Mas hei! a década de noventa não foi pior que a sua e acredite ou não a infância é mágica independente que local ou ano você a viva! Pode ter certeza que a minha também tiveram anos incríveis!

E para vocês que tinham medo,

SIM SENHOR! A GERAÇÃO DOS ANOS 90 CRESCEU E NÃO ESTAMOS FAZENDO FEIO!

Falo mesmo desinibidas!
Andie

2 comentários:

  1. Hei...eu sou um pouquinho mais velha que a desinibida Andie, e concorodo com ela genero e grau, não somente a infância nos remete a nostalgia, e sim tudo que passou e foi bom, é fato que a infancia independente da época em que se passou, foi gostosa, exemplo: brincar em volta da fogueira numa noite sem energia contanto histórias, cantando musicas, pique esconde e tudo mais....gente quem não tem saudade do que foi bom, só que a minha grama não é mais verde que a sua no meu ponto de vista, de fato todas são verdes depende do cuidado que damos a ela, entende...pra minha infancia ter sido boa ela não precisa necessariamente ter sido melhor do que a sua.... O importante é viver todo tempo com intensidade...afinal...é o milagre da vida... :D

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que isso é pura inveja da velharada, Andie! Eles estão ficando ultrapassados, e isso gera milhões de críticas... ninguém gosta de ser ultrapassado, e todo mundo adora dizer que no passado era melhor, que sua geração era melhor, etc etc. Mas o melhor é viver intensamente, curtir a infância quando era época de ser criança. A adolescência na época apropriada, e agora que somos jovens adultas, vamos dominar o mundo, ainda mais nós, mulheres dessa geração que já nascemos sabendo que podemos falar e fazer o que bem entendermos. Somos lindas, vaidosas, femininas, independentes e totalmente desinibidas, então é claro que a inveja ia nos rodear o tempo todo, rsrsrs...

    Bjs!

    ResponderExcluir